Na última sexta-feira, fomos a sétima consulta com a obstetra:
Mostrei o ultrassom 4D que fiz na 31ª semana (fiz por conta, sem ela pedir), e ela me lembrou que tinha pedido o ultrassom da 28ª semana. Eu esqueci completamente que tinha feito outro, e não levei. O fato de eu fazer o último, fez eu esquecer do outro. Mas, isso não foi um problema, pois os resultados foram bem parecidos. Ela apenas pediu para eu levar na próxima consulta para ela passar as informações para a ficha. Nesta próxima consulta ela irá pedir outro ultrassom, o último provavelmente.
Ela pediu novos exames, sangue, urina, glicose, etc para fazer no início da semana da próxima consulta.
Medidas de pressão e peso: Irei preencher na postagem "Carteirinha Pré-Natal".
Ela pediu novos exames, sangue, urina, glicose, etc para fazer no início da semana da próxima consulta.
Medidas de pressão e peso: Irei preencher na postagem "Carteirinha Pré-Natal".
O peso continua ótimo. Aproveitei e perguntei qual é peso mínimo aceitável de aumento mensal, pois observei que não tenho aumentado de peso nas últimas semanas e fiquei preocupada de isso também ser ruim, afinal, a Ana não precisa ganhar peso, mas a Anita precisa! Ela falou que o mínimo necessário de aumento da gravidez é 9kg (claro que depende de vários fatores, isso é uma média), e que como eu já aumentei 11kg, eu já tenho reservas, então se eu não aumentasse mais não seria um problema.
Perguntei sobre as necessidades semanais de alimentos para a Anita, afinal, se eu não aumento, como ela vai aumentar? Então ela explicou que o bebê não precisa de gordura e carboidratos, já que já temos a tal reserva, e que mesmo que eu coma só fruta e legumes ela vai engordar, pois ela só precisa de vitaminas. Interessante né? Essa era uma dúvida que eu estava carregando nas últimas semanas, pois se pede para fazer exercícios, e se pede pra comer comida saudável. Teoricamente nessa conta se emagrece! Como que o bebê fica então? Agora está tudo explicado...
Perguntei sobre as necessidades semanais de alimentos para a Anita, afinal, se eu não aumento, como ela vai aumentar? Então ela explicou que o bebê não precisa de gordura e carboidratos, já que já temos a tal reserva, e que mesmo que eu coma só fruta e legumes ela vai engordar, pois ela só precisa de vitaminas. Interessante né? Essa era uma dúvida que eu estava carregando nas últimas semanas, pois se pede para fazer exercícios, e se pede pra comer comida saudável. Teoricamente nessa conta se emagrece! Como que o bebê fica então? Agora está tudo explicado...
Ela tentou ouvir o coração da bebê, e desta vez a Anita logo apareceu. Estava mais para o "fundo da barriga", mas em segundos ela deu o "ar da graça".
Ela mediu a barriga, e esse mês, por mais que pareça que a barriga explodiu, não aumentou muito, ela praticamente apenas mudou de formato. O grande "bumm" mesmo foi mês passado.
Depois dos procedimentos de rotina, fomos para as dúvidas que apareceram nas últimas semanas:
- Conversamos novamente sobre o parto. A princípio a data continua para 2/4/13. Ela trabalha com dois horários, o primeiro logo antes do almoço (11hs) e o segundo logo depois (não lembro o horário). Gostei mais do primeiro, assim eu preciso chegar pelas 9h na maternidade. É praticamente acordar e ir, melhor do que ficar ansiosa em casa esperando dar o horário (se é que eu vou dormir no dia...)
A diferença entre os dois horários, é que no da tarde eu chego e vou direto para o quarto, e de manhã preciso esperar liberar o quarto, pois o horário de saída é meio-dia, então provavelmente eu aguardo na recepção, e só após o procedimento eu vou para o quarto (mas, para que se precisa do quarto antes do procedimento?). A outra vantagem (e eu acho que é a maior vantagem) é o jejum: preciso ficar 8 hrs (acho que é isso) sem comer, e isso pra mim é uma eternidade. E quanto mais cedo acontecer, mais cedo acaba a fome.
Perguntei sobre esse tal jejum, pois se a criança resolver nascer antes, nada garante que se está de jejum! No meu caso, que como de 3 em 3hs, é difícil eu estar com o estômago vazio, então ela explicou que o jejum é por causa de reação a anestesia. Parece que a anestesia deixa o estômago mais "sensível" e a posição do parto (deitada de barriga pra cima) não ajuda muito, pois o peso em cima do estômago só piora as coisas, então existe o risco de a reação se transformar em vômito durante o procedimento, o que não é muito legal. Mas, tudo isso é só risco e precaução. Ela já operou pacientes que entraram em trabalho de parto dentro de uma churrascaria e nada aconteceu. Interessante... tenho aprendido coisas com essa gravidez!
A diferença entre os dois horários, é que no da tarde eu chego e vou direto para o quarto, e de manhã preciso esperar liberar o quarto, pois o horário de saída é meio-dia, então provavelmente eu aguardo na recepção, e só após o procedimento eu vou para o quarto (mas, para que se precisa do quarto antes do procedimento?). A outra vantagem (e eu acho que é a maior vantagem) é o jejum: preciso ficar 8 hrs (acho que é isso) sem comer, e isso pra mim é uma eternidade. E quanto mais cedo acontecer, mais cedo acaba a fome.
Perguntei sobre esse tal jejum, pois se a criança resolver nascer antes, nada garante que se está de jejum! No meu caso, que como de 3 em 3hs, é difícil eu estar com o estômago vazio, então ela explicou que o jejum é por causa de reação a anestesia. Parece que a anestesia deixa o estômago mais "sensível" e a posição do parto (deitada de barriga pra cima) não ajuda muito, pois o peso em cima do estômago só piora as coisas, então existe o risco de a reação se transformar em vômito durante o procedimento, o que não é muito legal. Mas, tudo isso é só risco e precaução. Ela já operou pacientes que entraram em trabalho de parto dentro de uma churrascaria e nada aconteceu. Interessante... tenho aprendido coisas com essa gravidez!
- Perguntei sobre o "encaixe" do bebê, como saber quando o bebê já encaixou. Ela falou que o bebê pode encaixar só na hora, ou nem encaixar, o que significa que eu posso nem sentir. E que pode encaixar umas duas semanas antes, e que isso não significa que vai nascer, apenas tem o inconveniente de se andar meio com as pernas abertas. Isso me faz lembrar de uma frase que li num livro, onde dizia que a mulher grávida no último trimestre não é a "coisa mais esbelta de se ver"!
Perguntei para a minha mãe e ela falou que no primeiro parto dela (o da Déia), a Déia de repente fez um "rebuliço", encaixou e começaram as contrações (encaixou só na hora!). Com a Adriana, ela não encaixou, eles precisaram mexer nela, pois ela estava meio atravessada. Comigo e com o Ivan eu não lembro o que ela falou sobre encaixe, mas comigo ela contou que as dores começaram de leve de manhã e eu nasci de noite e com o Ivan foi mais vapt-vupt, tipo mal foi pra maternidade, nasceu. Mas, que os médicos sempre diziam que os partos da mãe eram fáceis (pra eles né?).
Perguntei para a minha mãe e ela falou que no primeiro parto dela (o da Déia), a Déia de repente fez um "rebuliço", encaixou e começaram as contrações (encaixou só na hora!). Com a Adriana, ela não encaixou, eles precisaram mexer nela, pois ela estava meio atravessada. Comigo e com o Ivan eu não lembro o que ela falou sobre encaixe, mas comigo ela contou que as dores começaram de leve de manhã e eu nasci de noite e com o Ivan foi mais vapt-vupt, tipo mal foi pra maternidade, nasceu. Mas, que os médicos sempre diziam que os partos da mãe eram fáceis (pra eles né?).
- Pedi indicação de pediatras, pois estou querendo já definir isso antes dela nascer, pois depois pode ser meio corrido. E preciso achar um bom e que aceite o convênio da Eletrosul. O que eu tive indicação até agora, não trabalha pelo nosso convênio, então preciso ir atrás de outro. E a lista dela até agora não me ajudou muito. Continuo a procura.
- Pedi um atestado dizendo que eu estava grávida pois a Eletrosul disponibilizou uma vaga de estacionamento para gestante bem próximo das portas de entrada, mas para usar agente precisa do atestado (a barriga não serve!). Normalmente eu não preciso de vaga especial, pois geralmente estou bem, e também porque chego cedo e sempre tem vaga perto da entrada, mas já aconteceu de eu ir no médico no meio do expediente, e na volta não ter mais vaga perto e pra ajudar começa a chover. Então percebi que a vaga exclusiva pode ser útil. E também para garantir caso algum dia eu não esteja tão bem, afinal ainda não sei como é estar de 9 meses e ter que caminhar longe. Pode não ser tão fácil.
A próxima consulta está marcada para dia 8/3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário