quarta-feira, 29 de agosto de 2012

De quem é a culpa?


De quem é a culpa?
Da Priscila!
Quando a minha amiga Priscila engravidou, ela fez um comentário do tipo "já tava na hora né" e mencionou algo sobre estar passando da idade. Isso me fez parar para pensar, afinal temos a mesma idade, então eu também estaria com a data de vencimento chegando... 
Eu sempre pensei em deixar pra engravidar depois. Depois de arrumar um emprego, depois de casar, depois de me formar, depois de construir, depois de viajar. E cada vez que cumpria um dos depois, arranjava outro. Isso é muito fácil, pois estamos sempre atrás de novos sonhos. E assim o tempo foi passando até ouvir a frase terrorista da minha amiga. Para não ficar encucada, na minha próxima visita ao ginecologista perguntei pra ele sobre essa história de idade x gravidez e ele usou outra frase terrorista: "envelhecimento genético". Segundo ele, quanto mais idade tem a mulher, mais velho é o seu material genético, e assim, maior o risco de problemas com o bebê. Disse também que o ideal seria engravidar logo, mas caso a decisão fosse continuar adiando, isso não seria motivo para pânico, pois isso tudo é estatística, não acontecem problemas com todas as mulheres maduras, apenas aumenta a probabilidade, e disse também que hoje em dia existem muitos recursos. Muita mulher engravida depois dos 40 e o bebê nasce com saúde.
Mas, depois das duas frases aterrorizantes, comecei a pensar no assunto, isso deve fazer uns 3 anos. Conversei com o Carlão e fomos amadurecendo a idéia, usando a conhecida tática do "depois".
Até que ano passado, resolvemos que em 2012 começaríamos a tentar. No final do ano, fui na ginecologista, e ela já me receitou exames e vitaminas. Viajamos em janeiro/fevereiro para percorrer a Carretera Austral no Chile, o que seria nossa última viagem a dois, e após o retorno, o Carlão fez um "check-up" e eu comecei a tomar as tais vitaminas, e então parei o anticoncepcional. 
Não contamos para ninguém para não gerar expectativas. Assim seria surpresa, e foi, de certa forma até para nós. 3 meses depois, chegou o dia do positivo já relatado aqui.

Um comentário: